Glossário Informal de Termos

Apresento este glossário informal para poder conversar com os leitores em um denominador comum, ou seja, de forma que todos entendam o que é discutido nos artigos aqui publicados.

Ocultismo: ciência que estuda e exercita os fenômenos da Natureza e, portanto, do ser humano, os quais não estão disponíveis para o grande público e que não é facilmente alcançável por simples observação passiva ou através da leitura de um texto.

Hermetismo: escola de pensamento que possui, entre seus mestres, Hermes Trimegistus, Hermes, Thoth e outras grandes mentes do pensamento oculto, sendo uma vertente do mesmo. Visa o estudo dos fenômenos herméticos ou fechados que se dão na Vida Humana e no Universo como um Todo, bem como suas Leis Naturais.

Magia: é a arte de causar mudanças. Desde pintar um quadro, escrever um livro ou tocar uma música até a construção de prédios e complexos sistemas eletrônicos (do ponto de vista físico). Também é Magia alterar um estado de consciência (espírito), modificar o humor de si mesmo ou de outras pessoas (emocional) ou ensinar/aprender um assunto racional ou lógico (mental).

Magick: utiliza-se esse termo para fazer uma distinção entre Magia e truques mágicos de prestidigitação, muito utilizados em shows de palco e demonstrações de habilidades ilusionistas. Essa distinção foi criada originalmente pelo grande mago inglês Aleister Crowley, para diferenciar Magick de Magic (em inglês, Magic possui essa conotação de mágico de circo).

Magia “Negra”: magia não tem cor, mas tem intenção. Toda magia com o intuito de causar mal a outrem ou que atue contra o livre-arbítrio de alguém ou contra sua liberdade de escolha, é usualmente denominada como Magia “Negra”.

Ritual: sequência de ações destinadas à realização de uma Magia. Pode incluir posturas, gestos e falas, e utilizar-se de instrumentos específicos para os fins pretendidos. Ingredientes imprescindíveis de um ritual incluem uma Visualização realista e uma Vontade focada.

Trabalho: é o produto de um ritual, sua contraparte material (física), composta geralmente dos instrumentos utilizados, ferramentas ou quaisquer outros itens que forem utilizados na prática mágicka*.

Umbanda: religião originalmente brasileira, têm seus objetivos voltados para a assistência e amparação dos seres humanos. A assistência se dá através de médiuns incorporados pelas Entidades da Umbanda Sagrada. A Verdadeira Umbanda não admite sacrifícios de animais nem faz trabalhos de magia negra.

Macumba: instrumento musical de percussão utilizado nas práticas espirituais de algumas religiões como a Umbanda e o Candomblé. Adquiriu, devido a uma falsa significação popular, um sentido similar ao do trabalho magístico voltado, geralmente, à prática de magia negra, o que é totalmente incorreto.

Obs.: ao invés de adotar ordenação alfabética, utilizou-se, para fins didáticos, ordenação dos termos mais abrangentes para os mais específicos, subdivido em grupos ou áreas semelhantes.

Obs. 2: este Glossário será atualizado conforme a necessidade de inclusão ou alteração de termos.

Obs. 3: Caso não achem algum Termo ou estejam procurando uma descrição mais completa, favor acessar a Wikipédia de Ocultismo, projeto desenvolvido por Marcelo Del Debbio do portal Teoria da Conspiração, que conta com mais de 4.900 verbetes e 2.000 imagens.

Se junte à conversa

2 comentários

  1. Qual é a verdadeira história ou estoria sobre o ocultismo,porque em tudo que nós vivemos é em torno de ou religiões ou ocultismo ou,… nem tem a pura verdade a ser vivida dentro desses parâmetros,ex: religião >>>>tudo que esta escritos nos livros(deles)se qualquer pessoa estudar com ênfase,vera que é uma estoria, não tem fatos concretizados,isso é fato real>>(tipo Alexandre O Grande fundou à Alexandria).ocultismo, ler os livros que autores escreveram e ter um entendimento sobre ele, e ainda continua oculto e o mundo também continua girando. mensagens subliminares,…ritos ,…magias,… ateísmo,…. apesar que depois de tudo isso, ainda precisamos do estudo do desconhecido(ciência), para termos um pouco de sabedoria.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: