Abençoados e Malditos

Estava lendo Sandman, quando vi do que Morpheus era capaz – ele aniquilou uma Terra do seu Universo, o Sonhar. A forma na qual ele a aniquila, com um encantamento profundo, antigo, oculto, que abriga a si mesmo, transformando a sua criação e a reabsorvendo em seu manto, para dentro do seu abdômen… poético, belo e triste se misturam. Como ele mesmo diz: “Finais são tão abençoados quanto malditos”. Hmm. Abençoados e malditos. Isso me remeteu ao princípio hermético de polaridade, no qual os opostos são, na verdade, a mesma coisa, e andam juntos, de “mãos dadas”.

(Segundo esse princípio, o calor e o frio são nomes, graus, de uma só coisa, apenas designando os extremos dessa coisa. Assim se dá também com tudo o que parece oposto entre si: são extremos de algo. O forte e o fraco são extremos da força física. O amor e o ódio são extremos de uma mesma energia ou força. Sendo uma graduação de uma só coisa, pode-se então subir ou descer nessa graduação, aumentando-se ou diminuindo-se a quantidade da “coisa” relacionada. Assim se dá, também, com os temperamentos e disposições humanas.)

Quando li esse princípio hermético, tive diversas inspirações. Ora, se um extremo é ligado ao outro extremo, então, imagine o que Hitler teria sido capaz de fazer pelo Bem e não o fez? Ele possuía o mesmo potencial para o Bem, só que o usou na outra polaridade, do outro lado da “gangorra”. E Jesus? Imagine o Mal que teria causado se fosse pelo outro lado… o potencial que ele exibiu, direcionado para a malignidade. Seria terrível…

Da mesma forma, imaginei como cada um nós tem um potencial determinado e a faculdade de escolher como utilizá-lo.

Analisei o que tenho feito com meu potencial, pensei como seria se eu revertesse as más atitudes em boas… o quão diferente seria minha vida? E o quão fácil/difícil é fazer isso? Dúvidas e mais dúvidas surgem, como uma enxurrada. Porém, se o Princípio Hermético existe e já foi testado durante milhares de anos, ele não nos deixa mentir. De fato, como dizem em minha terra, “temos a faca e o queijo na mão” para mudarmos. E a chave para isso é uma Vontade profunda, verdadeira, brilhante, inquebrável, invencível! Como adquirir essa Vontade? Ora, usando o próprio princípio da polaridade, pode-se transmutar a Preguiça em Ação, pois são pólos opostos de uma mesma força ou energia. Deve-se elevar os graus dessa energia, até que seja tão alta, a ponto de gerar Ação por si mesma.

Como fazer isso? Ora, como estudiosos de ocultismo, temos à disposição ferramentas que, embora básicas, são fundamentais para todos os degraus da escada. Veja a visualização, por exemplo: ela é a pedra-base para a maioria das operações que iremos realizar na nossa jornada. Eu começaria assim: visualizando meu objetivo. Vendo-me naquela situação, com o máximo de detalhes, de sensações. Tantos detalhes, tão “reais” que é como se eu estivesse lá. Isso geraria em mim uma Força que me faria querer concretizar isso o mais rápido possível. Essa Força pode ser chamada de Empolgação, Entusiasmo. Desse ponto para a Vontade, é simples: continue acumulando essa Força até chegar a tal ponto que não consiga mais ficar parado. Pronto! Você acumulou tanta energia que ela transbordou e se transformou em Ação. Ação pela Vontade! É só continuar nesse fluxo, surfando nessa onda energética, aproveitando cada momento e dando o melhor que puder. Em algum momento, é claro, a energia cessará. Porém, agora você sabe como proceder. É só repetir o processo. Você ficará cada vez mais treinado e o tempo necessário para o “carregamento” será cada vez mais curto.

Não há por que não praticar isso. Se algo ou alguém lhe impedir de fazer isso, seja uma outra pessoa ou você mesmo (como é na maioria dos casos – nós somos nossos maiores inimigos), busque ajuda. Abra-se. Não tenha medo, nem orgulho. Procure alguém de sua máxima confiança e peça ajuda. Ou, se não estiver preparado ou se não quiser pedir ajuda, procure equilibrar-se. Cada pessoa têm uma forma de fazer isso. Eu, por exemplo, gosto de meditar. Gosto de escrever. Esclarecer as idéias, mudar de ambiente, ouvir música, entrar em contato com a natureza. Enfim, temos inúmeras ferramentas à nossa disposição. Lembre-se que, querer melhorar é Vontade também. E se você quer melhorar, você já está no Caminho.

Se junte à conversa

1 comentário

  1. Finalmente confirmei minha ideia de lei Hermética xD Comecei a estudar a pouco tempo e estava com medo de estar pensando nas leis herméticas de uma forma contrária. Ótimo texto senhor, como sempre um ótimo texto, sempre fazendo um maravilhoso trabalho, parabéns.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: