O Sorriso

Estava refletindo um pouco sobre as emoções. Gostaria de saber qual a origem do choro e do sorriso. Afinal de contas, é algo que nos define… não me lembro de ter visto uma reação fisiológica dessas em qualquer outro animal, exceto talvez pelos crocodilos (lágrimas-de-crocodilo, anyone?).

Parece-me que o sorriso ou o choro são reações emocionais automaticamente implantadas em nossa mente, assim que nascemos.

Já percebeu como um bebê sorri tão espontaneamente quando alegre? Ou mesmo quando ele chora… como ele sabe que o choro é o sinal que fará os pais suprirem suas necessidades? Corrijam-me se eu estiver errado, mas creio que ele não sabe. Pelo menos, não conscientemente.

Bebês sorriem e choram mesmo sem ter tido qualquer experiência emocional que os ensinasse essas reações. Esse deve ser um dispositivo instintivo, naturalmente instalado em nós. Acho que é algo inato em nós, “item de série”, digamos assim.

Outra coisa que acho tocante é quando um bebê te encara nos olhos, e fica assim, durante vários minutos, como se estivesse perscrutando você no mais íntimo do seu ser. Com aqueles imensos olhos, focados e calmos, geralmente chupando suas mãos/babando… e te observando. É engraçado e ao mesmo tempo incrível.

Não sei porque, quase sempre, quando vejo algum bebê de amigos/conhecidos, eles ficam me olhando um tempão. E eles nao ficam mexendo os olhos, como se verificasse meus traços faciais, vendo os detalhes do meu rosto… isso seria trivial. Eles ficam com o olhar fixo e profundo, como se olhasse para o meu Eu Real. É algo mágico, eu fico literalmente hipnotizado muitas vezes. É um olhar que me prende.

Quando um recém-nascido sorri, é algo tão belo, tão cristalino… tão sincero. Não há ironia nem sarcasmo no sorriso dessa criança. Ela nem mesmo sabe o que são esses comportamentos sociais humanos. É um sorriso límpido, brilhante, tranquilo, pacífico, sem segundas intenções. Um sorriso de Prata.

Acho que falta mais desse tipo de sorriso entre nós, adultos. Não apenas o sorriso, mas essa calma, essa transparência e sinceridade. Sem interesses escusos. Sem ataques nem defesas, sem querer dar lições de moral ou encobrir as suas partes tristes/negras da alma. Sorrir não apenas para ficar bem na foto, ou para ser simpático e conquistar aquela amizade. Sorrir simplesmente pela sua felicidade, pelo seu momento, pela companhia, enfim. Sorrir de verdade, não só para os outros, mas principalmente, para você mesmo 🙂

Se junte à conversa

1 comentário

  1. As pessoas acordam todo dia, vestem a armadura e se lançam na vida, no dia-a-dia… É uma pena, não são elas mesmas. No Intuito de agradar, de ganhar, de vencer sempre, se esquecem que a melhor recompensa é a paz de espírito decorrente de gestos leais e sinceros consigo mesmo e com seus semelhantes. Sorrisos e lágrimas sinceros estão sempre estampados no me rosto, sou feliz assim…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: