O Poder da Música

Sempre que ouço uma música minha mente vai a lugares diferentes da realidade. Quando ouço uma trilha sonora, como por exemplo, do filme O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, imediatamente perco a visão local, a visão do computador, da mesa e do ambiente em que estou; minha mente se volta para o filme, em meio àquelas cenas, àquelas personagens, àquela história, e às mesmas sensações que senti na última vez que vi aquele trecho do filme.

Se é uma cena de esperança, de vitória, de paz e de harmonia, como é o caso dessa música, então todos esses sentimentos preenchem o meu ser. Imediatamente vem à mente as lições que aquela história me ensinou:

  • Seja perseverante
  • Tenha fé em si mesmo
  • Tenha fé na bondade
  • Extraia a bondade da maldade
  • Fique em paz, pois se a felicidade ainda não veio, é porque ainda não chegamos ao fim de tudo
  • Não existe separacao entre pessoas pequenas e pessoas grandes, todos são capazes e têm o mesmo potencial

…e assim continuam a vir as lições à lembrança.

Assim como possui poder apaziguador e tranquilizador, a música também tem o poder de animar, de levantar uma multidão e de fazê-la gritar e pular. Imagens que são perfeitos exemplos disso são os ritmos com bastante percussão e batidas profundas e regulares, como samba, funk e rock. São estilos com bastante ênfase na percussão (bateria), variando o ritmo, os intrumentos acompanhantes e a letra da música.

Reflita um pouco nos estados mentais que determinadas músicas trazem a você. Quais músicas te acalmam ? Quais te dão energia ? Quais te deixam eufórico ? Quais despertam sua libido ? Há músicas para quase todas as sensações. Alguns ritmos estimulam até mesmo a estados meditativos. A vibração que o som dessas músicas produz faz com que acalmemos nossos pensamentos internos e nos leve ao estado ideal para a meditação.

Quais ritmos musicais você mais ouve durante seu dia ? Já parou para pensar por quê você costuma ouvi-lo ? Qual tipo de sensação que você mais sente falta ? Será que essa necessidade não é a falta de alguma outra coisa em sua vida ? Reflita, pois nada é mais útil que o conhecimento sobre si mesmo.

Se junte à conversa

10 comentários

  1. música faz toda a diferença, ela simplesmente faz que com possamos encaminhar nossas mentes para lugares que muitas vezes nem conhecemos.

    Quando preciso trabalhar como louco, nada como um metal bem pesado com muita bateria e guitarra p me deixar frenético.

    Quando estou em casa tranquilo prefiro músicas mais melódicas (ainda metal) porém melódico!

    Em festas por exemplo, se colocar uma música tranquila demais não parece que é uma festa, pq não é animada!

    música é tudo, e todos que conhecem um pouco sobre vibrações e talz, sabem que a música realmente muda nossa forma de pensar e agir

    Curtir

    1. você comentou do trabalho, lembrei que esses dias eu estava cheio de tarefas mas faltando aquela energia para acelerar minha produção. Foi aí que lembrei o que estava faltando: música ! Foi só colocar os fones-de-ouvido que as tarefas começaram a sair. Impressionante. Sou movido a combustível sonoro.

      Curtir

  2. Pois é Ti, você é a prova viva de como eu sou movida a música; a primeira coisa que ligo no domingo de manhã é o som! Entro no carro ligo tb. Vou pro trab e deixo no cel tocando … e assim vai rsrs. Realmente, as musicas me fazem recordar muito, dos mais variados momentos. Mas, geralmente eu lembro de pessoas e situações que me marcaram muito, como viagens com meus pais quando pivete ;P…
    Isso aí Tí!..parabéns pelos textos querido!

    Beijão! =**

    Curtir

    1. Lembro sobretudo dos nossos domingos de manhã, logo após acordar, quando vamos tomar café juntos, você liga as músicas do meu celular para dar aquele clima super legal ! Amo ouvir música com você, querida ! ❤

      Curtir

  3. Música… realmente um dos propulsores da vida. Trilha sonora do Filme "August Rush" – O som do coração – é inacreditavelmente emocionante, bem como o longa. No cotidiano, a sofisticação do Blues/Jazz de Madeleine Peyroux. Amo.

    Curtir

      1. Esse filme é realmente muito bom e muito lindo! Dá uma sensação boa qnd o assistimos de acuestesia! É como uma terapia ! Vale a pena assisti =)

        Curtir

  4. Bem Ti, vc que me conhece muito bem, sabe da onde veio essa nossa herança genética…rs
    Simplesmente nao conseguiria viver sem musica…! É minha fiel escudeira pra todos os momentos…e eu realmente me entrego
    às mais variadas sensações que ela traz..como a alegria, tristeza, euforia, etc.
    Música, tudo a ver conosco enquanto seres viventes e sensíveis..I need…
    Ah..aproveitando, amei todos os textos…!…Diz tudo dessa pessoa, ao mesmo tempo eclética e profunda, que consegue usar a palavra tão coerentemente, prá descrever o que sente, acerca dos mais variados assuntos…Parabéns! …

    Curtir

  5. Pelo menos ainda restaram alguns sábios, senhor Tiago Mazzon :] meu skype pra quem quiser bater um papo e despertar algum conhecimento: dsi3gamer

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: